O objetivo é orientar a população sobre a importância da prevenção, da realização dos testes rápidos e das vacinas disponíveis gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município.
Foto: SESA-PR
“As hepatites virais são doenças silenciosas, que podem evoluir para quadros graves como cirrose hepática e câncer de fígado se não forem diagnosticadas precocemente. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde está reforçando a importância dos testes rápidos, que são oferecidos gratuitamente nas UBS e permitem um diagnóstico imediato e eficaz”, destaca a diretora de Saúde, Rosângela Disarz.
Além dos testes, Santa Helena também disponibiliza gratuitamente vacinas contra hepatites A e B nas unidades de saúde. Estas vacinas são fundamentais para prevenir a transmissão e reduzir os índices da doença, protegendo a saúde de toda a comunidade.
Segundo Rosângela, o Julho Amarelo é uma oportunidade importante para reforçar a conscientização sobre as hepatites virais. "Estamos intensificando as ações neste mês, mas o alerta é permanente. A população precisa estar ciente da importância do diagnóstico precoce, da prevenção e da vacinação, que são as melhores ferramentas para evitar complicações".
Outras formas de prevenção devem ser observadas, como usar camisinha em todas as relações sexuais e não compartilhar objetos de uso pessoal, como lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, material de manicure e pedicure, confecção de tatuagem e colocação de piercings.