A produção de ovos para consumo no Paraná alcançou 202,874 milhões de dúzias em 2024, representando um aumento de 5,7% em relação ao ano anterior, quando foram produzidas 191,866 milhões de dúzias.
Esses dados são provenientes da Pesquisa Trimestral de Produção de Ovos (POG) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Esse crescimento é atribuído principalmente ao aumento da demanda, impulsionado pelos altos preços das carnes e pela maior valorização dos nutrientes e proteínas presentes nos ovos. O médico veterinário do Departamento de Economia Rural (Deral), Roberto Carlos Andrade e Silva, destaca que a tendência é de continuidade nesse aumento de produção.
Apesar desse avanço, o Paraná manteve-se na 8ª posição no ranking nacional de produção de ovos para consumo em 2024. Por outro lado, o estado lidera a produção de ovos para incubação no país.
Essas informações foram destacadas no Boletim de Conjuntura Agropecuária referente à semana de 28 de março a 2 de abril, elaborado pelos analistas do Deral, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab).
Portal Primeira Voz com Inf. AEN