Caminhão de morador de Santa Helena precisou descarregar carga de grãos no lago para evitar tragédia.
Imagens compartilhadas no final da tarde desta quinta-feira (24) em grupos de bate-papo mostram um momento de tensão durante a travessia de uma balsa pelo Lago de Itaipu, entre o Paraguai e o Porto Internacional de Santa Helena, no lado brasileiro.
Segundo informações iniciais, a balsa que partia do Paraguai — e pertence a uma empresa paraguaia — enfrentou sérios problemas de flutuação devido a um possível excesso de peso. Um caminhão carregado com grãos, que estava sobre a embarcação, precisou abrir as bicas e descarregar a carga diretamente na água para evitar o afundamento.
As imagens mostram a ação emergencial e o risco iminente de naufrágio. Ainda conforme relatos preliminares, a carreta que aparece no vídeo seria de um morador de Santa Helena.
As autoridades ainda não divulgaram informações oficiais sobre a quantidade de carga perdida, eventuais danos à embarcação ou medidas que serão adotadas a partir do episódio.
O caso reacende o alerta sobre a segurança na travessia de cargas pelo Lago de Itaipu, que é rota importante de escoamento de grãos e mercadorias entre Brasil e Paraguai. A fiscalização quanto ao peso transportado e às condições das embarcações deve entrar em pauta nas discussões binacionais sobre o tema.
Fonte: CNWT/Foto: Reprodução