Essas atividades permitiram a troca de informações entre profissionais e participantes.
O Centro de Convivência Integral da Criança e do Adolescente (CCICA) de Santa Helena realizou uma série de atividades durante o mês de abril de 2024, focadas nos eixos: eu comigo, eu com os outros e eu com a cidade.
Valdeir Ramos, intérprete, e Cleiva Maria Kieling, professora de libras diagnosticada surda desde os primeiros meses de vida, ambos da Universidade UTFPR, abordaram o tema: como se comunicar através de sinais e sobre as deficiências em situações diferenciadas. A discussão envolveu crianças e adolescentes, sócioeducadores, agentes de ação social, equipe técnica e demais funcionários do CCICA.
Durante este período, foram realizadas atividades sobre conscientização social, com a presença da Cacique Rosa Kunoypy, da aldeia Yruku Paty. O objetivo da roda de conversa foi responder às perguntas elaboradas pelas crianças e adolescentes do CCICA e entender mais sobre os costumes dos povos indígenas.
Outro eixo de grande importância abordado foi o "Abril Azul", mês de conscientização do Autismo. Ana Mendes, gerente da Unidade, ressaltou que a participação de todos é necessária para que a inclusão se torne possível. Além da igualdade de oportunidades, a inclusão foca na valorização das diferentes deficiências e costumes e na valorização social.
Essas atividades demonstram o compromisso do CCICA em promover a inclusão e a conscientização, criando um ambiente de aprendizado e crescimento para todos os envolvidos.
Portal Primeira Voz com SMAS
Comentários
Postar um comentário