Objetivo é garantir a segurança dos estudantes, professores e funcionários nas escolas
A Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), lançou nesta quarta-feira (5), a Operação Volta às Aulas, onde o patrulhamento será reforçado em todo o Estado do Paraná, com policiais militares da Patrulha Escolar Comunitária (PEC) e do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) .
O 2º Pelotão de Patrulha Escolar Comunitária (PEC), com sede na cidade de Cascavel, é responsável pela atuação da PEC e PROERD nos municípios pertencentes aos núcleos de educação de Cascavel, Toledo e Assis Chateaubriand.
Policiais militares da PEC e PROERD de Toledo, Marechal Cândido Rondon, Guaíra, Santa Helena, e Palotina, tem atuação de forma primária e supletiva aos 31 mil alunos matriculados neste ano de 2025, nas 90 escolas estaduais que pertencem ao Núcleo de Educação de Toledo. Assim como policiais militares da PEC e PROERD das cidades de Cascavel e Assis Chateaubriand atuam nos municípios pertencentes àqueles núcleos de educação.
A PEC tem como objetivo garantir a segurança dos estudantes, professores e funcionários nas escolas, além de promover a integração entre a comunidade escolar e a Polícia Militar. Os policiais militares que atuam na PEC são treinados e capacitados para lidar com situações de violência, conflitos e outros problemas que possam ocorrer nas escolas e em seu entorno, além de realizar rondas escolares, palestras educativas, atividades de prevenção à violência e ao uso de drogas, além de outras ações que visam a segurança e o bem-estar da comunidade escolar.
Assessoria