No mês de maio, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), em parceria com a Comissão Intersetorial do Programa Bolsa Família, realizou oficinas de orientação e prevenção para os beneficiários do Programa Bolsa Família no distrito de São Roque.
O principal objetivo do trabalho foi orientar as famílias sobre os critérios do programa, principalmente no que se refere às condicionalidades vinculadas às políticas de Assistência Social, Saúde e Educação.
As oficinas ocorreram nos dias 02, 16 e 23 de maio e contaram com a presença de aproximadamente 25 pessoas. Foram ministradas pelas técnicas do CRAS – Assistentes Sociais: Juliane Ferranti e Fernanda Celant – que no primeiro encontro abordaram sobre o CRAS, Cadastro Único e condicionalidades relativas à Política de Assistência Social.
O segundo encontro contou com a contribuição da nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde, Tanicler Nunes e da farmacêutica Pâmela Kelly de Lima, juntamente com as agentes comunitárias de saúde do distrito, trazendo informações relacionadas às condicionalidades em saúde, pré-natal, pesagem e a importância de manter atualizado o calendário vacinal.
No último encontro, as servidoras da Secretaria de Educação: Liane Roque e Indianara Tischner abordaram as condicionalidades vinculadas à política de Educação, refletindo sobre como o acesso ao conhecimento possibilita o rompimento dos ciclos de vulnerabilidade.
Essas oficinas representam um esforço contínuo para garantir que as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família estejam bem informadas e possam cumprir as condicionalidades do programa, garantindo assim, o acesso contínuo aos benefícios.
Portal Primeira Voz com SMAS