Moradores registram em vídeos a movimentação dos militares durante o curso de marcha para o combate, que ocorre na região desde quarta-feira.
No Distrito de São Roque, em Santa Helena, moradores têm registrado e compartilhado vídeos que mostram as atividades de treinamento realizadas pelos militares do Exército Brasileiro. O curso de marcha para o combate teve início no dia 7 de junho e está programado para ocorrer até o dia 14 de junho, no Oeste do Paraná.
Durante o último sábado (10), os blindados utilizados no treinamento iniciaram suas atividades percorrendo áreas rurais de Santa Helena, partindo do Distrito de São Roque em direção à sede do município. A previsão é que o deslocamento continue até a próxima terça-feira (13). Cerca de 1.500 homens e 200 viaturas estão envolvidos na simulação de combate, que se estende desde Cascavel até Medianeira.
É importante ressaltar que, nesse exercício, não serão utilizadas munições reais nem artefatos explosivos que possam oferecer riscos aos moradores. A realização desses treinamentos é uma prática anual do Exército Brasileiro. Os militares obtiveram autorização prévia para circular em territórios particulares.
A cerimônia de início das atividades ocorreu na quarta-feira (07) no local onde tradicionalmente é realizado o Show Rural. As 11 unidades que compõem a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada estiveram presentes, sendo quatro de Cascavel e as demais de São Miguel do Oeste (SC), Apucarana, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Palmas, Guarapuava e Guaíra. A programação teve início com a execução do Hino Nacional e a realização da oração da infantaria, onde os militares pediram proteção para as atividades de combate.
O treinamento será concluído na quarta-feira (14), quando as tropas receberão certificados de capacitação para situações reais de confronto. O Exército emitiu recomendações de segurança para a população, como evitar o trânsito de veículos civis próximo às viaturas militares, manter distância dos militares e das viaturas, especialmente crianças, não utilizar drones durante o período do exercício e, em caso de transtornos, entrar em contato pelo telefone (45) 3099-3204.
Fonte: CNWT/Foto: Reprodução