Últimas Notícias
Destaques

Santa Helena é representada pela Adetur Cataratas e Caminhos no 18º Festival das Cataratas

Cultura, turismo, artesanato, gastronomia e negócios de Santa Helena e região são destacados pela Adetur Cataratas e Caminhos.

A Adetur Cataratas e Caminhos esteve participando como expositora na 18ª edição do Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu. A instituição contou com o apoio da Itaipu Binacional e da Cresol Conexão. O evento teve a abertura oficial na noite de quarta-feira, 31 de maio, no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention e contou com a presença de diversas autoridades, tais como o Governador do Paraná, Carlos Roberto Massa Júnior e a Ministra do Turismo, Daniela Carneiro.

Nos dias 01 e 02 de junho aconteceu a Feira de Turismo e Negócios, no Rafain Palace Hotel & Convention e nessa edição a Adetur contou com um estande de 45m³ onde destacou a cultura e o turismo regional com três ambientes diferentes: artesanato, gastronomia e negócios. O espaço foi destinado especialmente aos municípios e empresários associados a instituição, onde tiveram a oportunidade de divulgar os atrativos turísticos, serviços conveniados, comercializar artesanato, produtos coloniais como queijos, cachaça, geleias, pães, bolachas e acessar informações de linha de crédito exclusiva para o setor de turismo.

Foram colocados para degustação dos visitantes produtos típicos da gastronomia italiana de Medianeira, como polenta brustolada com salame, fortaia e pão de milho, da culinária alemã de Missal o salsichão (wurst) e o joelho de porco (eisbein), de Marechal Cândido Rondon a cuca, salame e o chopp Haus Bier, o mel da Coofamel de Santa Helena, pães e bolachas com geleia de Matelândia, queijo colonial de São Miguel do Iguaçu e a cachaça artesanal de Guaíra.

No Festival foram distribuídas mais de 350 ecobags do programa Partiu Região com a Rede de Cooperação do Artesanato da Região Lindeira. As bolsas ecológicas foram confeccionadas por artesãs que recebem, através da parceria do Conselho dos Lindeiros com a Adetur, as sobras de tecidos fornecidos por indústrias da região. O programa visa fomentar a cultura através do artesanato regional.

O Festival das Cataratas reuniu expositores nacionais, internacionais, agentes de viagens, operadores de turismo, destinos e atrativos, meios de hospedagem, companhias aéreas, instituições privadas e governamentais, profissionais da hotelaria, entre outros.  

Segundo a organização do Festival, mais de 8 mil pessoas participaram do 18º Festival das Cataratas, considerado um dos maiores do turismo nacional, somando a intensa programação de palestras, rodadas de negócios, oficinas, capacitações, movimentando a economia local e gerando bons negócios. Nos 7 mil metros quadrados da área de exposição, mais de 1.300 marcas foram expostas ao público, levando muita informação e conhecimento sobre diversos produtos e serviços relacionados ao turismo.

De acordo com a presidente da Adetur Cataratas e Caminhos, Dagmar Cilene Pedrozo houve um espetáculo de ações acontecendo no Festival das Cataratas. O espaço estava o tempo todo muito bem posicionado no interesse do público, com identidade cultural muito bem representada no artesanato e na gastronomia. Na parte dos negócios, houve a participação da Cresol Conexão que auxiliou na questão de linhas de financiamento para o turismo. Ela ressalta que a região é privilegiada, com belezas naturais e que também reflete o empreendedorismo, o cooperativismo e o trabalho integrado.

Segundo a diretora de turismo de Guaíra, Ana Cláudia Foletto, a maior vitrine do turismo no Brasil é o Festival das Cataratas. Guaíra estar junto com a Adetur mostra o potencial que o município possui para receber turistas do mundo inteiro.

Marlei Scussel, coordenadora da Rede de Artesanato e diretora de cultura de São Miguel do Iguaçu resume o Festival das Cataratas em duas palavras, gratidão e oportunidade. Gratidão pelos artesãos fazerem parte do projeto Partiu Região com a Rede e a oportunidade de venda dos negócios.

Iliete Neuberger Both, empresária do ramo da gastronomia de Missal destaca a oportunidade de divulgar o prato típico no evento. Para ela, foi um prazer estar no estande da Adetur, representando o município de Missal, trazendo o salsichão (wurst) e o joelho de porco (eisbein), que fazem parte da gastronomia local e proporcionar essa experiência da degustação aos visitantes.

Moisés Ferreira, gerente da agência Cresol Conexão de Foz do Iguaçu avalia a importância dessa parceria entre Adetur e a instituição financeira no Festival das Cataratas. Segundo, as duas instituições possuem laços muito parecidos de desenvolver a comunidade e a região junto a economia. Ele acredita que este é o início de uma parceria duradoura e de muito sucesso. 

Publicidade


Fonte: Assessoria



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário